quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LIDANDO COM CÃES DOMINANTES - PARTE II



" As pedras que encontramos em nosso caminho juntamos para no fim construirmos o nosso castelo "




O quarto. 

O controle da dominância começa em casa. A primeira coisa que nós precisamos fazer é ter total controle sobre o cão no que diz respeito aonde ele deve dormir, comer e brincar. O cão dominante nunca deve ser permitido dormir no quarto. O melhor local para dormir deve ser reservado ao líder da matilha (você). Faça o cão dormir na caixa em um quarto diferente do seu. Naturalmente, se o seu cão mora no canil, isto não se aplica. 
Quando as pessoas trazem para casa um filhote de 8 semanas de idade, não há nada de errado colocá-lo no quarto aonde você dorme por uma semana até que ele se ajuste com a casa nova. Mas, tão logo ele se acostume com a caixa, ele deve ser mudado de quarto. 



Minha amada Gringa...


Brinquedos. 

A medida em que um filhote cresce, não deve ser permitido que ele se torne possessivo com seus brinquedos. Tem que ser claro para o filhote que TODOS OS BRINQUEDOS SÃO SEUS, e você permite que ele brinque com OS SEUS BRINQUEDOS. 
O dono não deveria brincar com o filhote de cabo de guerra. Este tipo de jogo é parte integrante do treinamento de proteção e não tem lugar neste cenário. O cabo de guerra cria problemas de dominância. Os cães se tornam mais confiantes quando os donos os deixam ganhar. 
O condutor deve ser capaz de pegar o brinquedo a qualquer hora sem que o cão esboce nenhuma agressão. 




Um jovem Bravura...

Hora do jantar. 

Um cão com problemas de dominância, nunca deve se permitir que ele esteja na cozinha ou na sala de jantar quando a família come. A pior coisa que pode acontecer é alimentar um cão dominante na mesa. Novamente, o líder de matilha sempre come primeiro e pega o melhor pedaço da comida. Se o cão é um cão de casa, coloque-o na caixa ou em um outro quarto até a hora da comida. Alimentar o cão na mesa, aumentam seus problemas. 


Comida. 

Ser agressivo próximo à vasilha de comida, é um problema comum em alguns cães.Existem dois assuntos sobre a agressão de comida: 

• Prevenir a agressão de comida em cães jovens;
• Controle da agressão;

Eu vejo o assunto comida diferentemente de outras pessoas. Muitos treinadores irão dizer para você tomar a comida de seus cães ainda quando filhotes. Eu prefiro olhar isto com um foco diferente. Eu não quero que meu cão seja agressivo próximo à vasilha de comida dele. 


Eu não tenho certeza que isto se traduza em “que eu estou tomando a comida dele”. 
Na realidade, eu penso que muitas pessoas comentem erros levando a comida de seus cães. Porque não olhar isto do ponto de vista do cão? – Você está com fome e sua mãe lhe dá um prato de batatas amassadas e peru. Assim que você estiver comendo, seu pai aparece e toma o seu prato de comida sem uma RAZÃOAPARENTE. Você nunca disse nada de errado ou fez qualquer coisa para ser punido perdendo sua comida. Após algum tempo, seu pai coloca o prato de volta mas toma-o novamente. Isto cria uma confusão em sua mente porque você olha para isto como que se estivesse sendo castigado. 


Eu sinto que um caminho melhor é construir a confiança em meus filhotes. Eu os ensino que eu sou um sujeito bom e que sou justo com eles. Eu os treinei que eles têm que SE SENTAR antes que eu coloque a tigela de comida. Isto é algo que eles tem que fazer a vida inteira deles. 


Oswaldo Paiva e Indio


Quando meus filhotes estiverem comendo, eu falarei suavemente com eles e acariciarei suavemente suas costas. Eu faço isto muito calmamente. Eu quero que o filhote aprenda que quando eu estou próximo a ele quando ele come é uma coisa boa. Eu posso colocar minha mão na vasilha, mas, eu nunca levo a comida dele. Se ele mostrar agressão, eu o sacudirei e o repreenderei. Mas, se tudo é feito corretamente, ele aprenderá que não é ruim que eu esteja por perto quando ele se alimenta. 


Com cães mais velhos, eu não estou certo se é válido brigar para ganhar a batalha. Se eu comprar um cão que já é agressivo próximo a sua comida, eu normalmente não forço o assunto. Eu ainda faço o cão se sentar para a tigela de comida. Mas, com estes cães, eu os alimento em suas caixas ou canil. Eu coloco a comida e me afasto. Com um cão agressivo de comida EU NUNCA DEIXO COMIDA NA VASÍLHA eEU NUNCA O ALIMENTO FORA DA CAIXA. Isto só causa desastres. Se existe ainda comida na vasilha, dez minutos após, eu abro a porta da caixa, tiro o cão e fecho a porta. O cão sai e eu tiro a comida. Ele só come uma vez ao dia – se ele não come, então ele está muito gordo ou não está com fome. Não prejudica um cão ficar um dia sem comida. Jejuar por um dia é saudável para o cão. 


Acariciando seu cão. 

Ter um bom laço com um cão dominante é importante. Estes cães vivem e morrem pela ordem da matilha. Um único modo de manter o controle é manter um bom relacionamento. Mas isto deve ser feito sob suas condições.  


Um cão que vem até você e tenta forçar você a acariciá-lo quando você está lendo um papel ou trabalhando no computador, está mostrando uma forma de comportamento dominante. Não permita que isto aconteça. Faça com que o cão deite. Certamente, controlando seu comportamento através do uso de um longo deita, é uma das melhores formas de você mesmo estabelecer a sua liderança.  


Rafael e Max


Quase todos os cães querem ser acariciados. Mas, existe uma diferença entre um cão feliz, amigável, que apenas quer um carinho e um cão que quer forçar sua atenção quando você estiver ocupado fazendo alguma coisa. Se seu cão não apresenta nenhum outro sintoma de dominância, exceto, esperar ser acariciado, você não tem muitos problemas. A solução é sempre fazer o cão fazer alguma coisa antes de ser acariciado, Comande um SENTA ou um DEITA antes de acariciá-lo. 


Portas e escadas. 

Nunca permita seu cão entrar no quarto ou passar por uma porta ou descer as escadas antes de você. Isto significa muito pouco para os humanos e muito para os cães com tendência para dominância. Faça o cão se sentar sempre que você abrir a porta. Do mesmo jeito que você manda sentar antes de colocar a vasilha de comida.  
Se um de meus cães tenta passar por mim quando estou descendo a escada, eu uso o joelho para imprensá-lo na parede. Eu ensino ao cão que ESPERE o comando para descer. Eu então uso este comando nas portas. Se eu tiver que usar um colar de grampos e uma guia (curta e sem alça para não agarrar nos móveis) em casa, eu farei isto. 



Oswaldo Paiva e um bebezão...




Mostrando agressão com os amigos da família. 

Quando o cão mostra agressão com certas visitas em sua casa, isto é uma forma de dominância. Pessoas com cães pequenos pensam que isto pode ser interessante e outros estão satisfeitos que seus cães estão agindo como protetores. Ambos estão errados. Este comportamento precisa ser controlado. O cão precisa ser ensinado que este comportamento é inaceitável. 


O caminho mais fácil é repreender o cão e colocá-lo na caixa ou colocá-lo em um quarto diferente. Quando você mostra a ele que você controla este comportamento sempre, você está estabelecendo sua liderança na matilha. Na matilha, é o líder da matilha que determina quem e quando lutar. Se nós permitimos nossos cães determinar quem atacar, nós estamos permitindo sua dominância. 


Para a nossa raça ( Dogo Argentino ) a melhor coisa nesses casos é contatar um especialista em comportamente para ajudar a corrigir eventual desvio de comportamento - Nota do Bravura del Ayar



A reprodução integral ou parcial de textos originais deste blog depende de autorização prévia Lei 9.610, de 19/02/1998. Todos os Direitos Reservados

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Osvaldo, interessante seus comentários no blog sobre cães dominantes. Meu interesse é em fazer uma visita ao seu canil, sempre tive vontade, e no final do ano estarei em férias com minha esposa. Se isto for possível, como funciona a visita, tem locais próximos para hospedagem, no caso de ficar mais de uma dia. Abraço Márcio

CORTE DE ORELHAS - SUA IMPORTÂNCIA NA RAÇA DOGO

Que o bem possa sempre vencer o mal. Que possa nos dar a proteção e força  que tanto buscamos para enfrentar os desafios pelos quais...