quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exposições CBKC - Um resumo para os Iniciantes / Bravura del Ayar

" Não iremos mais nos preocupar com o Mundo. Agora deixamos ele se preocupar conosco. "



Por que participar de exposições?
Da mesma forma que ao comprar um cão de raça pura deve-se exigir o certificado de origem (pedigree), para saber a procedência, deve-se participar de exposições para saber se o cachorro está no padrão da raça. Para um criador é importante ter a opinião de um profissional sobre a qualidade dos cães que cria, pois com isso poderá descobrir e corrigir eventuais desvios que possam estar ocorrendo. O mais importante nesse caso não é o título e sim a qualificação que o exemplar recebe.



Quem pode participar?
Todas as pessoas proprietárias de cães de raça pura com mais de 4 meses e com registro de origem (pedigree) registrado na CBKC.



O que o cachorro precisa fazer na exposição?
O cachorro tem de ser conduzido por seu proprietário ou um Handler profissional, contratado pelo proprietário do cão, utilizando coleira e enforcador andar fazendo movimento de vai e volta e em circulo e ficar parado em "stay" para que o árbitro possa tocá-lo e examinar os dentes, coluna, etc.



O que é um Handler?
O Handler é um profissional que cuida desde a preparação até a apresentação de um cão em exposições. Não é obrigatório ser um handler profissional para apresentar cães em exposições. Caso opte por um busque um profissional sério, com bons antecedentes e bons princípios morais e éticos para trabalhar com seu animal.




Como é feito o julgamento?
O julgamento expressa a opinião pessoal do árbitro sobre o cão, e é feita através de confrontação das características do exemplar apresentado com a descrição do padrão oficial da raça adotado pela CBKC e FCI, obedecendo todas as instruções e normas de julgamento. O árbitro analisa todos os exemplares de cada raça dividindo-os por classes e qualificando-os como excelente, bom, suficiente, etc.



Como são divididos os cães?
O cães são divididos em 11 grupos, de acordo com sua função principal, e por classe, de acordo com a idade.

Divisão por Grupo
grupo 1
Cães Pastores e Boiadeiros, exceto os Suíços;
grupo 2
Cães do Tipo Pinscher e Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços; ( DOGO )
grupo 3
Terrieres;
grupo 4
Dachshundes;
grupo 5
Cães do Tipo Spitz e do Tipo Primitivo;
grupo 6
Cães do Tipo Sabujo e Rastreadores;
grupo 7
Cães de Aponte;
grupo 8
Cães Levantadores, Recolhedores e de Água;
grupo 9
Cães de Companhia;
grupo 10
Galgos e Raças Assemelhadas.
grupo 11
Cães não reconhecidos pela FCI
Divisão por Classe
Classe filhote A - cães de quatro meses à seis meses de idade. Competem ao título de Jovem Campeão (CJC);
Classe filhote B – cães de seis meses e um dia à nove meses de idade. Competem ao título de Jovem Campeão (CJC);
Classe jovem novíssimo – cães de nove meses e um dia à doze meses. Competem ao título de Jovem Campeão (CJC);
Classe jovem júnior – cães de doze meses e um dia à quinze meses. Competem ao título de Campeão (CAC);
Classe aberta – destinada a cães com mais de quinze meses, exceto para Campeões Brasileiros de Beleza e Grande Campeão, que na data da exposição tenham mais de quinze meses de idade. Nesta classe podem ser inscritos Campeões de Beleza de outros países e Campeões Internacionais que queiram disputar CAC. Concorrem a CACIB;
Classe Campeonato - cães que já têm o título de campeão;
Classe grande campeonato - cães que já têm o título de grande campeão;
veteranos - cães com mais de 8 anos;
duplas ou parelhas - destinada a dois exemplares da mesma raça ou variedade, de sexo opostos e pertencentes ao mesmo expositor. Os exemplares inscritos nesta classe devem ainda estar inscritos numa classe individual qualquer.
grupo de criação - destinada a três ou mais exemplares do mesmo criador, da mesma raça ou variedade, ainda que pertencentes a diferentes expositores. Os exemplares inscritos nesta classe devem ainda estar inscritos numa classe individual qualquer.
progênie - destinada a machos ou fêmeas reprodutores apresentados com três ou mais crias que estejam competindo para melhor reprodutor ou reprodutora da exposição. Os exemplares inscritos nesta classe devem ainda estar inscritos numa classe individual qualquer.

O que significa MF, RF, MM, RM, MR e RR?
São denominações da classificação do exemplar de cada raça:
MF = Melhor Fêmea, Fêmea primeira colocado da raça
RF = Reserva Fêmea, Fêmea segunda colocada da raça
MM = Melhor Macho, Macho primeiro colocado da raça
RM = Reserva Macho, Macho segundo colocada da raça
MR = Melhor de Raça, Exemplar primeiro colocado da raça
RR = Reserva de Raça, Exemplar segundo colocada da raça
No julgamento o árbitro primeiro escolhe o melhor exemplar fêmea de cada classe, depois escolhe a melhor fêmea (MF) e reserva de fêmea (RF) da raça, posteriormente faz o mesmo julgamento com os machos. Após essa etapa entra em pista a MF e o MM para ser escolhido o melhor da raça, o árbitro determina qual é o melhor da raça (MR), aí entra o reserva desse exemplar para ser escolhido o reserva da raça, se o melhor for um macho entra o RM se for fêmea entra a RF. O MR está automaticamente classificado para disputar o melhor do grupo, o RM entra em pista para substituir o primeiro colocado igual acontece na escolha da raça, o vencedor do grupo se classifica para disputa do melhor da exposição (BIS).


Campeão Mundial da Classe Aberta de 2010 do Clube Dr.Antôinio Nores Martinez / Argentina

Como são feito os cálculos para o Ranking Nacional de Criadores - CBKC?A contagem de pontos por criador é registrada por raça exclusivamente seguindo os valores da tabela abaixo:

TÍTULO
PONTOS
Jovem Campeão
03
Campeão Nacional
10
Campeão Estrangeiro
10
Campeão Pan-Americano
15
Grande Campeão
20
Grande Campeão Pan-Americano
25
Campeão Internacional
30
Grande Vencedor Nacional
35
Vencedor Mundial
40
Jovem Vencedor Mundial
40




Muito Obrigado pela sua Visita !

Opaiva

A reprodução integral ou parcial de textos originais deste blog depende de autorização prévia Lei 9.610, de 19/02/1998. Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário:

CORTE DE ORELHAS - SUA IMPORTÂNCIA NA RAÇA DOGO

Que o bem possa sempre vencer o mal. Que possa nos dar a proteção e força  que tanto buscamos para enfrentar os desafios pelos quais...