quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Assim são os "Bravurinhas" - Parte 1

Esse é mais um dos momentos em que eu gostaria que o tempo parasse... filhotes mamando é tudo de bom!
As fotos são da ninhada da Mamba e Ayacam. Difícil sair de perto deles, esses filhotes são a nossa cara!



Logo depois dos dias de cruzamento, costumamos trazer as futuras mamães pra maternidade. É preciso que elas recebam cuidados especias e para isso a maternidade fica do lado de casa.



Toda atenção ainda é pouco... nos dias previstos para o parto é preciso que tudo esteja devidamente arrumado. Assim, quando chega a hora dos filhotes nascerem, qualquer risco é diminuido.
Depois é só curtir!!! Cada dia é diferente do outro, e sempre parece ser a primeira vez...



Ao nascerem, os filhotes não têm o seu sistema imunológico completamente desenvolvido, os recém-nascidos obtêm os anticorpos que lhes permitirão imunidade a diversas doenças durante as primeiras semanas da sua vida e principalmente mamando o colostro (secreção da glândula mamária que precede o leite).

É preciso observar se todos os filhotes mamam na mãe facilmente. Em circunstâncias normais os cachorros mamam de duas em duas horas, até ficarem com o estômago arredondado, depois dormem e mantêm-se sossegados até a próxima mamada.




Nestes dias, o apetite da mãe aumenta consideravelmente! Além de uma ração super premium (para filhotes), suplementos e vitaminas sempre são bem vindos.



Aos 10 dias de idade o peso corporal de cada filhote deverá ser o dobro do peso do nascimento. E neste momento as pálpebras que estavam fechadas, começam a se abrir. Isso acontece devido à necessidade de "maturação" da visão; é preciso que os olhos se adaptem à luz.
Então quando as pálpebras se abrem o filhote ainda não vê nitidamente, mas no final da 4ª semana de vida é dada a formação completa da visão.

_Um verdadeiro milagre!



A reprodução integral ou parcial de textos originais deste blog depende de autorização prévia Lei 9.610, de 19/02/1998. Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário:

CORTE DE ORELHAS - SUA IMPORTÂNCIA NA RAÇA DOGO

Que o bem possa sempre vencer o mal. Que possa nos dar a proteção e força  que tanto buscamos para enfrentar os desafios pelos quais...