sábado, 27 de junho de 2009

O Sono dos Filhotes

"Aqui está nossa vida.
Esta areia tão clara com desenhos de andar dedicados ao vento.
Aqui está nossa voz,
esta concha vazia,
sombra de som curtindo seu próprio lamento.
Aqui está nossa dor,
este coral quebrado,
sobrevivendo ao seu patético momento.
Aqui está nossa herança,
este mar solitário, livre,
que de um lado é amor e, do outro, também."

(Cecília Meireles - adaptação)

*O texto foi ilustrado com fotos dos Bravurinhas filhos da Sabah e Arauaio - com 7 dias de nascidos.

O filhotinho dormindo terá seu sistema imunológico, sistema nervoso e seu metabolismo funcionando melhor. Portanto, é importante que o mesmo tenha um bom sono. Assim como os bebês humanos, os filhotes também precisam dormir.
Nesta fase de sua vida, até aproximadamente seus 4 meses, os cãezinhos precisam de descanso, pois seu desenvolvimento está a todo vapor.


As fases do sono do filhote
Os filhotes assim como os cães adultos, possuem 2 fases do sono:
Superficial ou ondas cerebrais lentas; e movimento rápido dos olhos (REM). No estágio superficial, o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritimada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua atividade cerebral diminuem.



* Primeira fase do sono - O filhote pode acordar repentinamente devido a estímulos sensoriais. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos.


* Segunda fase do sono - Na segunda fase, REM, as pálpebras do cão se movem, daí o nome "rápido movimento dos olhos". A respiração nessa etapa é mais irregular, rápida e superficial - às vezes o cachorro parece não estar respirando. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas.


Duração do sono dos filhotes

Filhotes dormem muito, passando de 12 horas diárias, em intervalos de tempo. Já, os cães adultos, dormem em média 9 horas por dia.

(Os filhotinhos e os caninos adultos podem prolongar esse tempo se ficarem sozinhos, sem a companhia do seu dono ou outro animal.)


_ Será que os filhotes sonham?

Você já deve ter percebido que, as vezes, o filhote quando está dormindo, late, chora ou mexe as patinhas, portanto, não se assuste: 'Ele está sonhando!' De acordo com pesquisas de ondas cerebrais feitas em cães, a resposta é afirmativa. Segundo as mesmas, foi constatado que algumas atividades cerebrais caninas, durante o sono, são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, é quase certo que o nosso melhor amigo também sonha!

Outra curiosidade, é que, os filhotes e cães idosos sonham mais do que os cães adultos.

_O que os filhotes sonham?

O conteúdo dos sonhos dos filhotes ainda é um mistério. Uma idéia sobre isso é a maneira de se relacionar com o mundo: A criança usa mais a visão e a língua falada; já o filhote usa mais a audicão e o olfato. Assim, o sonho deles deve ser diferente dos sonhos dos seres humanos...


Por EDUARDO FREIRE - Cinófilo internacional e canicultor




A reprodução integral ou parcial de textos originais deste blog depende de autorização prévia Lei 9.610, de 19/02/1998. Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário:

CORTE DE ORELHAS - SUA IMPORTÂNCIA NA RAÇA DOGO

Que o bem possa sempre vencer o mal. Que possa nos dar a proteção e força  que tanto buscamos para enfrentar os desafios pelos quais...