domingo, 14 de junho de 2009

Exposições Caninas - Uma análise crítica - Parte III


Esse quesito é que separa o "joio do trigo". Sempre tivemos uma clara posição sobre o tema: Para um Doguero não há nada mais importante do que uma exposição julgada por um Juiz Especialista. Afinal todo Doguero que se preza jamais perde uma oportunidade de participar de algo de tal vulto. “




_ Exposições Especializadas

É uma mostra na qual só participam cães de uma mesma raça e tem o objetivo de esmiuçar as qualidades e faltas particulares da raça analisada. Julgada por um árbitro especializado, normalmente, criador da raça.


Não deixa de não ser controverso, Juiz Especialista ou Juiz All Rounder ( entende-se por aquele que julga todas as raças )?


  • Juiz especialista Doguero é um Juíz Criador que prima a tipicidade objetivada muitas vezes por cima da construção geral do exemplar em questão.
O juíz especialista julga os animais sob o olhor de um aficcionado e do quão importante tal animal é na criação, aplicando um ponto de vista de constituição, estrutura e harmonia reunindo no molde que se tem ( ou que se deveria ter ) de tipicidade.

  • O juiz não especialista, julga com critérios gerais que tendem a aplicar a todas as raças, exceto as que tenham particularidades raciais específicas dentro dos standards vigentes da CBKC/FCI.
Já tivemos ao longo dos anos vários juízes especialistas da Raça Dogo Argentino, julgando no Brasil com resultados, algumas vezes, bem contraditórios que refletem muito a sua visão particular ( em geral influenciada pelo tipo de animais que ele mesmo cria ); isso o induz a escolher animais que mais se enquadram nesse perfil excluindo outros que também são belos exemplares e que encaixam-se perfeitamente no padrão racial.



No entanto, ainda assim é infinitamente melhor ter um Juíz/Criador julgando a raça do que um all rounder, pois na raça Dogo Argentino o quesito funcionalidade é fundamental e, apenas aqueles que a criam, que caçam, e respiram a mesma são detentores das nuances tão salutares para uma análise criteriosa. Com isso sempre diferenciando cada exemplar, que é julgado como único.

Mesmo quando o resultado nos pareça raro sempre uma observação ou outra acaba sendo um aprendizado a mais para todos.


A reprodução integral ou parcial de textos originais deste blog depende de autorização prévia Lei 9.610, de 19/02/1998. Todos os Direitos Reservados

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia equipe do Bravura del Ayar.
Parabéns pela criação de dogos e obrigado pela dedicação em manter um blog com tantas informações sobre a raça que muito admiro. É esse espaço que venho usando para conhecer e me aprofundar nos meus estuddos.
O trabalho de vocês deixa claro o que vocês são, com posicionamento firme e a altura dos exemplares que nascem desse canil.


Saúde e sucesso.

Claudio L.M.

CORTE DE ORELHAS - SUA IMPORTÂNCIA NA RAÇA DOGO

Que o bem possa sempre vencer o mal. Que possa nos dar a proteção e força  que tanto buscamos para enfrentar os desafios pelos quais...