quinta-feira, 11 de junho de 2009

Conchectomia ou Corte de Orelhas

Por diversas vezes somos consultados quanto ao corte de orelhas nos Dogos e também sobre os seus porquês.

Somos categóricos: Deve-se fazer a cirurgia. O Dogo é um animal de trabalho e tudo nele foi devidamente pensado, razão pela qual, embora seja fundamental o corte de orelhas não é permitido o corte de cauda, que possue a função de leme compensatório nas lutas.

As fotos de corte que ilustram essa matéria foram extraidas do livro "Todo a Cerca del Dogo", escrito pelo Dr.Vitor Valiño - e mostra com detalhes como é feito o desenho do corte único destinado à raça. As outras fotos são do nosso acervo.


Em todos os exemplares da Raça Dogo Argentino deve-se cortar as orelhas. No geral a cirurgia ocorre a partir dos 3 meses de idade ou com peso recomendado acima dos 12 Kg.

No Bravura, com o aval do nosso veterinário, fazemos mais cedo, por volta dos 60 dias, quando os vasos sanguineos são ainda menores. O pós cirurgico deve ser acompanhado de perto. É preciso que os filhotes fiquem isolados um do outro para que em uma brincadeira não se machuquem.
Graças ao comprometimento de muitos criadores em preservar a rusticidade da raça, em geral uma semana após a cirurgia, os pontos são retirados e a cicatrização já está na fase final. Daí por diante seguem os curativos para posicionar a cartilagem.
As orelhas dos Dogos são grandes e, estando um animal de trabalho sujeito a esforços tremendos elas ficam expostas a lacerações e cortes profundos que em campo a kms de uma clínica veterinária pode significar a morte por hemorragia, uma vez que por ser uma área altamente vascularizada, é de difícil coagulação.

Em uma caçada, passando por vegetações rasteiras os espinhos cravam com tremenda facilidade nas orelhas maiores caudando incômodo e sangramento.
Os embates com Javalis e Pumas são impressionantes pela ferocidade. As pumas no geral os abraçam por baixo e com orelhas integras ficam fáceis de “ ancorar “ as garras nas orelhas e morder em algumas situações, por baixo, os Dogos - ficando esses em uma situação difícil de se desvencilhar.

No javali uma simples passada com os colmilhos ( presas ) podem abri-las de lado a lado causando uma dor intensa e vasto sangramento. Isso sem contar com o fato de que sua cicatrização é mais lenta estando, o animal, exposto a infecções externas e a atração de moscas.
Nas Exposições, embora um Dogo com orelha integra seja julgado por questões de imposição internacional ( FCI ) dificilmente um juíz DOGUERO irá colocar em primeiro lugar um exemplar com orelhas inteiras.



A reprodução integral ou parcial de textos originais deste blog depende de autorização prévia Lei 9.610, de 19/02/1998. Todos os Direitos Reservados

19 comentários:

Anônimo disse...

É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,
teu perfil exato.
É preciso fechar os olhos, mergulhar no gosto, sentir.
Mas é preciso, também, abrir uma janela
e respirar-te, azul e luminoso;
teu cheiro.
É preciso a saudade para eu sentir
como sinto - em mim - tua presença misteriosa, vida...

Mas quando surges és tão outro e múltiplo e imprevisto
que nunca te pareces com o teu retrato...
Singular, irretocável.
Contenho-me e tenho de fechar meus olhos para ver-te. De perto, sempre.

A.V. Jr.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Deby Tattoo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deby Tattoo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

quais os perigo na hora de cortar a orelha do Dogo?
r4avadade@hotmail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

1º "O Dogo é um animal de trabalho" - para que tipo de trabalho alguém compra um cão?
2º "Os embates com Javalis e Pumas são impressionantes" - onde hj em dia um cão luta com javalis e pumas?
3° A verdade é que essa cirurgia é puramente estética e extremamente dolorida.
Se vc se importa com o bem estar dos animais -Não realize esse tipo de cirúrgia em seu cão!

Rafael Sanchez disse...

Caro anõnimo, viva a democracia e a possibilidade de se expressar sem ser censurado.
1- Compra-se para o trabalho de caça sim. Temos uns 8 Bravuras caçando aqui e na Argentina por exemplo.
2- Luta com javalis frequentemente em várias partes da Terra, inclusive aqui no Brasil onde em alguns estados são uma praga e o Ibama autoriza.
3- É mentira, não é somente estética pois todos cães selvagens e lobos tem orelhas para cima sendo assim o design escolhido pela natureza. A cirurgia é dolorida mas a anestesia não permite que os filhotes sintam essa dor. Ao chegarem a casa tem de ser separados pois por nem sentirem dor, brincando podem soltar os pontos que se retiram aos 8 dias.
Se vc se importa com o bem estar e as possibilidades de otites, de em caso de briga sangramentos, realize a cirurgia sim. Ou então, escolha outra raça, são mais de 280 raças puras reconhecidas, sendo fácil escolher outra que não se faça a conchectomia.
Grato,
Rafael Sanchez.

thiago tavares disse...

caros anonimos
penso q cada qual escolheria a raça q se adequasse a o seu estilo de vida dependendo de onde vc more ou oq faz com tempo disponivel, meu dogo faleceu a alguns dias tenho como experiencia q essa raça é sim uma das melhores para quase tudo q vc pense em fazer!
agora reflita q se os próprios criadores ou inventores dessa raça como de outras que tem as mesma finalidade colocam q quase uma obrigaçao o dogo argentino ter as orelhas reduzida,alguma teoria existe, e nao só se faz para judiar ou maltatrar seu mais fiel companheiro, como para privar q quando adultos possa sofrer mais ou ate mesmo levar a tua morte, sua falta de sensibilidade a dor faz com q ele ate mesmo em casa se machuque com frequência, e tendo as orelhas inteiras aqui em casa ele teria ficado sem elas pois tenho uma labradora q tocava o terror nele.
mesmo com orelhas operadas ele se machucava feio

agora cabe a vc analisar qual melhor pra vc, e realmente entender ou se informar um pouco mais antes de proferir ou criticar uma outra escolha talvez depois de adquirir seu dogo argentino com orelhas longas vc possa se arrepender e mudar seu tipo de comentario

Thiago Nunes Tavares, amante da raça

thiago tavares disse...

ola caro amigos
uma coincidencia me leva a escrever que fui dono ou pai melhor dizer de um dos filhos de seu arrabal do bravura del ayar (platero) uma pena q ja me tenha me deixado era um grande guerreiro de equilibrio perfeito entre força e respeito

Anônimo disse...

Para acabar com a polémica
http://www.dogtimes.com.br/faqcortes.htm

Anônimo disse...

porcaria nenhuma corte sempre !!!!!!!!! quem criticar e otario.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

corrigindo, hipocrisia*

Anônimo disse...

Tenho uma dogo de 2 anos e moro no Piaui. Deixei passar o tempo para cortar as orelhas dela e ate hj me arrependo. Por conta do clima quente, umido e orelhas pendentes ela tem otite quase uma vez a cada 2 meses, apesar dos cuidados com higiene do local. Entao, por experiencia propria e por escutar o que esses senhores do bravura falam, FACAM a CONCHECTOMIA. sera menos sofrimento pro seu dogo.

Ronildo Lages

Tatau disse...

Concordo contigo Rafael oq bem tem são raças por ae..!!!!! e sem contar que dependendo do estado o Calor e Intenso causando Otites ou Surdez Cogenita herdada do Pointer Ingles por causa do Abafamento das Orelhas

Salatyel França

Eduardo Pierro disse...

Pessoal, comprei um Dogo de um particular e estou com muita dificuldade de encontrar alguém que faça a CONCHECTOMIA.

Alguém poderia me indicar?

Anônimo disse...

Na boa, vc não sabe nada sobre Dogo Argentino. Procure se informar antes de opnar...

CORTE DE ORELHAS - SUA IMPORTÂNCIA NA RAÇA DOGO

Que o bem possa sempre vencer o mal. Que possa nos dar a proteção e força  que tanto buscamos para enfrentar os desafios pelos quais...