segunda-feira, 18 de maio de 2009

Exercícios para os filhotes


Desde bem cedo, os filhotes devem ser encorajados a brincar e se exercitar, respeitando-se sempre os limites relacionados a sua maturidade. Até os 30 dias, a maior parte do tempo, eles passam dormindo... mas logo começam a interagir com os irmãos da ninhada e dar as primeira corridinhas.

Nos primeiros dias de vida, estimulamos os filhotes com diferentes sons, para que andem e brinquem uns com os outros. Isso beneficia seu desenvolvimento físico, e influencia no bom funcionamento do seu organismo.

Aqui no Bravura, fazemos diferentes percursos nas várias trilhas do sítio ( são 28.000 m² com partes planas, aclives, e cachoeira ), andando devagar para que eles possam explorar o caminho e farejar. É comum que eles entrem na mata a procura dos rastros deixados pelos animais que vivem nas redondezas ( pacas, cutias e preás ).
Mais crescidinhos, vão conhecer a cachoeira. Pedras, areia, água...

Começamos pela parte rasa até que eles vão ganhando confiança e se lançam na correnteza. Natação, para fortalecer os tendões, sem causar atrito nas articulações.







Do desmame até por volta dos 6 meses, o ideal é que os exercícios sejam livres, na forma de brincadeiras com bolinhas, pedacinhos de madeira e simulações de lutas com outros cães.


É importante observar o filhote, oferecer água, e se ele se mostrar cansado, respeitar seu limite e tempo de descanço.




A reprodução integral ou parcial de textos originais deste blog depende de autorização prévia Lei 9.610, de 19/02/1998. Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário:

CORTE DE ORELHAS - SUA IMPORTÂNCIA NA RAÇA DOGO

Que o bem possa sempre vencer o mal. Que possa nos dar a proteção e força  que tanto buscamos para enfrentar os desafios pelos quais...